Test 1
Test 1
Test 1

sábado, 17 de agosto de 2013

Kito Aya: 1 Litro de Lagrimas


"Kito Aya"

Kitou Aya nasceu em 1962 em uma família modesta no Japão. Seu pai tinha uma loja de tofu e sua mãe era um consultor de saúde. Ele tinha dois irmãos e duas irmãs (nos seus primeiros escritos no jornal). Um dia, após o desenvolvimento de uma falta de jeito incomum, ela foi ao médico. Após a realização de alguns exames de rotina, descobriu que algo estava errado. Era difícil de acreditar em uma garota tão jovem, apenas 15 anos, mas o diagnóstico não estava mentindo, degeneração espinocerebelar cérebro. Degeneração espino-cerebral, traduzido do Inglês nome, é uma das muitas doenças neurológicas que não têm causa conhecida nem cura. Existem medicamentos que podem retardar o seu desenvolvimento, mas a doença não é regida pelas mesmas regras em todos os pacientes. Para Aya, o desenvolvimento foi muito rápido. Na primeira, dando ordens de seu cérebro para pegar objetos ou calcular distâncias mais satisfeitos. Depois de perder a força de preensão e começou a ter dificuldade para andar e falar. Quando assimilado nunca poderia voltar a andar, ele ficou sem palavras e, dez anos após o diagnóstico, 23 de maio de 1988, 0:55, morreu aos 25 anos de idade. O Daily "Um litro de lágrimas", escreveu ela desde que ela tinha 14 anos, já vendeu 18 milhões de cópias, depois de mais de 30 anos após a sua publicação.


Aya Kitou (19 de Julho de 1962 - 23 de Maio de 1988) sofreu de uma doença chamada Degeneração Espinocerebelar - uma doença que deteriora o cérebro gradualmente até o ponto que a vítima não pode andar, falar, escrever, ou comer. A doença que não afeta a mente nem a memória -, durante sua vida escreveu um diário, onde ela relatava sua luta diária contra a doença e só parou de escrever quando a doença a impossibilitou, o diário foi públicado anos mais tarde com o título de 1 Litro de Lágrimas e vendeu mais de 1,8 milhão de cópias no Japão inteiro.

"Citações do diário"



  • Se eu fosse uma flor, minha vida seria um botão. Esse começo de juventude, quero guardar sem arrependimentos.

      • Mamãe, dentro do meu coração: existe você, que sempre acreditou em mim. A partir de agora conto com você. Desculpa por causar tanta preocupação.
      • Por que essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.
      • Quero contruir uma máquina no tempo e voltar ao passado. Se não fosse por essa doença, eu conseguiria me apaixonar e não depender de ninguém para viver.
      • Eu não direi mais que quero voltar àquele dia, vou viver aceitando o eu de agora.
      • Apesar de ter me machucado com esses olhares sem coração, eu percebi que também havia olhares de gentileza. Por isso, eu não vou fugir. Assim eu farei, com certeza, sempre.
      • Eu gosto do som das bolas ecoando no ginásio, da sala quieta depois da aula, da paisagem que se vê da janela, do piso de mandeira do corredor, das conversas em frente à sala de aula, gosto de tudo. Talvez eu só esteja incomodando, talvez eu não esteja ajudando ninguém, mesmo assim, eu quero ficar aqui. Afinal, aqui é o lugar onde estou.
      • Eu agradeço por ser vista igualmente pelos meus amigos. 'Eu passei a gostar de ler graças a você', foi o que me disseram. "Ah, que bom", eu não causei apenas incômodo a elas, pensando assim, não me importei muito.
      • Eu gosto do Colégio Higashi! Eu gosto do professor Nagai! Eu gosto de todos professores daqui.
      • Sabe, agora, estou confusa e com medo. É sobre "Escola para Deficientes".
      • Felicidade? Você é feliz? Estou à procura, no fundo do meu coração, para que eu seja feliz.
      • Se olhar o céu depois de cair, o céu azul, hoje também, se estende infinitamente e sorri. Eu estou viva.
      • Faltam 4 dias até o fim das aulas. Parece que por minha causa, todos estão segurando mil garças de papéis. A imagem deles segurando-os com tanto esforço, guardarei no fundo dos meus olhos: para que eu nunca esqueça, mesmo estando separados. Mas eu queria que dissessem: "Aya, não vá".
      • Agora penso que você foi muito mimada pelas pessoas! Finalmente percebi. Você dependeu demais das pessoas! Por isso, a Youko e a Yoshiko acabaram se cansando! Percebi tarde demais...
      • Não tenho Lugar!
      • Eu deixarei o colégio Higashi.
      • Foi preciso um litro de lágrimas.
      • As pessoas não deviam viver o passado. É o suficiente fazer o possível no presente.
      • Os sons "ma", "wa", "ba", e "n" ficaram difíceis de pronunciar. Em vez da voz, só sai vento. Por isso, não consigo me comunicar com os outros. Ultimamente, tenho falado muito sozinha, antes eu não gostava, mas é como um treinamento para a boca, vou fazer bastante. Não vou parar de falar.
      • Nos meus sonhos, meus pés já estavam paralisados. Nos meus sonhos, eu já estava sobre a cadeira de rodas.
      • Não consigo mais voltar ao passado. Nem meu coração, nem meu corpo.
      • Encontro-separação-encontro. Todas as pessoas são seres que não conseguem viver sozinhos.
      • A realidade é muito cruel, muito rígida. Não posso nem ao menos sonhar. Se imaginar o futuro, ainda outras lágrimas escorrem.
      • Por qual motivo eu estou vivendo? Aonde devo ir? Apesar de não conseguir respostas, se escrevo, meus sentimentos melhoram. Estou à procura de muitas mãos, mas não consigo alcançá-las, não consigo percebe-las, apenas sigo em direção à escuridão, apenas ouço minha voz que grita sem esperanças.
      • Não quero falar. Não quero conversar. Tenho medo de soltar as palavras.
      • Não consigo me mover, que raiva...
      • Será que posso continuar a viver? Mesmo que você não exista, não há nada que restará.
      • Amor, não tenho nada além de apenas viver me agarrando a isso.
      • O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.



      Última frase de Aya em seu diário.



      "1 Litro de Lágrimas"

      1 Litro de Lágrimas (1リットルの涙, Ichi rittoru no namida?, também chamado de Diário das Lágrimas) é um drama japonês da Fuji Television sobre uma garota diagnosticada com umadoença degenerativa incurável aos 15 anos, mas que foi capaz de continuar com sua vida até sua morte, aos 25 anos.
      O drama é uma adaptação do diário de uma garota japonesa chamada Aya Kitō, que sofreu degeneração espinocerebelar. Ela começou a manter um diário por sugestão de seu médico e continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar uma caneta. O diário, intitulado 1 Litre no Namida, foi publicado logo após sua morte.

      "Enredo"

      Aya é uma menina de 15 anos, filha de uma família simples. O pai possui uma loja de tofu, a mãe, Shioka, é higienista e os três irmãos, Ako, Hiroki e Rika. Entretanto, a vida de Aya vai, aos poucos, mudando, ao perceber que tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho. A mãe, Shioka, pede para que Aya vá ao médico para ser examinada.
      O médico informa que Aya tem degeneração espinocerebelar - uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que o doente não possa andar, falar, escrever, ou comer. A doença não afeta a mente nem a memória.
      A partir daí começa uma luta desesperada de sua família e amigos à procura de uma chance de cura para Aya.

      "Origem"

      Este drama foi baseado em uma história real de uma menina de 15 anos que sofreu desta doença incurável, contra a qual lutou até seus 25 anos.
      A história foi baseada no diário de Aya Kitō (木藤亜也, 19 de Julho de 1962 - 23 de Maio de 1988). No diário ela relatava sua luta diária contra a doença.
      O livro que surgiu mais tarde intitulado "1 Litro de Lágrimas" vendeu mais de 1,8 milhão de cópias no Japão inteiro.
      Suas últimas palavras em seu diário foram: "O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais".
      Essa história torna-se mais comovente pelo simples fato de ser uma historia real, ela nos permite que possamos lançar um novo olhar para o nosso cotidiano e enxerguemos que, por mais que tenhamos problemas, existem pessoas que enfrentam dificuldades ainda maiores e nem por isso desistem.

      "Detalhes"

      • Título: 1リットルの涙
      • Título (romaji): 1 rittoru no namida
      • Formato: Renzoku
      • Gênero: Escolar, Romance, Drama
      • Episódios: 11
      • Exibido: Fuji TV
      • Período de exibição: 11 de Outubro de 2005 até 20 de Dezembro de 2005
      • Horário: Terça 21:00
      • Temas Musicais: "Only Human" por K, "Konayuki" por Remioromen e "Sangatsu Kokonoka" por Remioromen
      • Drama OST: Ichi Rittoru no Namida OST

      • Ep 01: ある青春の始まり / O Início de minha juventude
      • Ep 02: 15才、忍びよる病魔 / 15 anos de idade, a doença que os rouba
      • Ep 03: 病気はどうして私を選んだの / Por que esta doença me escolheu?
      • Ep 04: 二人の孤独 / A Solidão de duas pessoas
      • Ep 05: 障害者手帳 / Caderno de uma pessoa deficiente
      • Ep 06: 心ない視線 / Olhares sem coração
      • Ep 07: 私のいる場所 / O lugar onde estou
      • Ep 08: 1リットルの涙 / 1 litro de lágrimas
      • Ep 09: 今を生きる / Vivo o agora
      • Ep 10: ラブレター / Carta de amor
      • Ep 11: 遠くへ、涙の尽きた場所に / Longe, para o lugar em que as lágrimas secaram
      tambem possui um especial depois do ultimo episodio



      *Sawajiri Erika es Ikeuchi Aya (15-20)
      *Yakushimaru Hiroko es Ikeuchi Shioka (40-51)
      *Nishikido Ryo es Asou Haruto (15-20)
      *Jinnai Takanori es Ikeuchi Mizuo (45-56)
      *Narumi Riko es Ikeuchi Ako (13-18)
      *Fujiki Naohito es Mizuno Hiroshi (33-44)
      *Koide Saori es Sugiura Mari (15-18)
      *Sanada Yuma es Ikeuchi Hiroki (11-16)
      *Miyoshi Ai es Ikeuchi Rika (5-10)
      *Matsuyama Kenichi es Kawamoto Yuji (17)
      *Matsumoto Kana es Matsumura Saki (15-18)
      *Mizutani Momosuke es Onda Kohei (15-18)
      *Hashizume Ryo es Nakahara Keita (15-18)
      *Katsuno Hiroshi es Asou Yoshifumi (50-55)
      *Oonishi Asae es Oikawa Asumi (16-17)
      *Hamaoka Maya es Oikawa Kikue
      *Kato Kazuko es Fujimura Madoka
      *Tonesaku Toshihide es Takano Kiichi
      *Sato Shigeyuki es Nishino (el profesor)
       

      "Livro"

      “Vamos andar olhando para cima, para que a lágrima não caia.
      Como na música, “seria bom se pudesse ‘andar’, ‘olhando’ para cima, ‘sozinha’.
      Quando estou prestes a chorar, falo isso dentro do meu coração.
      Uma coisa assim, pelo menos para mim, é extremamente difícil.
      Para que eu possa abraçar esse céu lindo
      Preciso da ajuda de alguém
      Se eu não tiver apoio, o meu corpo irá cair para trás.
      Se isso acontecer, como fica a minha lágrima?”

      1 Litro de Lágrimas

      “Porque essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.” (Aya Kito)
      Aya é uma garota que acaba de entrar no Ensino Médio quando descobre que possui uma doença grave, conhecida como Degeneração Espinocerebelar. Com o tempo ela perderá o equilíbrio, a capacidade de andar, de mexer os braços e até de falar, mas manterá a memória e a mente intactos.
      “O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.” (Aya Kito)
      Baseado no diário publicado pela verdadeira Aya Kito, 1 Litro de Lágrimas é uma história emocionante cheia de superação e lição de vida para todos. Afinal, para contar algo triste com um sorriso no rosto, é preciso, pelo menos, 1 litro de lágrimas derramado antes.
      ——————————————————————————————–——————
      Nome do Livro no Brasil: 1 Litro de Lágrimas
      Nome Original: Ichi rittoru no namida
      Baseado na obra de Aya Kito, arte de Kita.
      Publicado no Brasil em: 2009
      Editora: New Pop
      Nº de Páginas: 176

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário